Instalando o SharePoint 2013 no Windows Server 2012 R2

Post recuperado do meu antigo blog e atualizado.

Parafraseando George Orwell: todas as instalações padrão de SharePoint 2013 são iguais. Porém, algumas são mais iguais do que as outras.

É o caso da instalação do produto no Windows Server 2012 R2. Vamos aos pontos importantes:

  1. Só é suportada a instalação a partir do SP1 do SharePoint. Portanto, é preciso baixar o SharePoint 2013 COM o SP1.

“Mas eu vi na internet que alguns profissionais conseguiram instalar o SharePoint 2013 SEM o SP1 no Windows Server 2012 R2…”

Sim, eu também vi! Mas esses posts são antigos, e já faz um bom tempo que temos acesso à versão 2013 do SharePoint com o SP1.

Além disso, utilizar a mídia atualizada lhe poupará do trabalho de fazer o deploy do SP1.

  1. Para baixar a versão Server (Standard ou Enterprise), SOMENTE através do MSDN (Microsoft Developer Network), VLSC (Volume Licensing Service Center) e/ou MPN (Microsoft Partner Network).

“Mas e se eu quiser montar uma imagem atualizada por conta própria? ”

Esse procedimento é chamado de SLIPSTREAM, e NÃO é mais recomendado que seja feito pelos usuários – em virtude do lançamento do Public Update (PU) de Março de 2013.

Pois é, eu também gostava de fazer isso… 🙁

  1. Ao rodar o instalador dos pré-requisitos do produto, é provável que você se depare com o seguinte erro: “The tool was unable to install Application Server Role. Web Server (IIS) Role”. Ok, isso já era esperado. Veja a solução para isso aqui.

Tela05

Observações:

  • Se o seu servidor não tiver acesso à internet, então o procedimento será mais trabalhoso.
  • Porém, já existem uma série de scripts PowerShell que fazem parte do trabalho por você. MAS ATENÇÃO: a utilização de scripts de terceiros é POR SUA CONTA E RISCO.
  • Se estiver utilizando o SharePoint 2013 Foundation (que vem na forma de um arquivo EXE), então será necessário extrair o conteúdo desse executável para seguir o procedimento da instalação OFFLINE dos pré-requisitos. No prompt de comando, utilize: SharePointFoundation.exe /extract:”<caminho/pasta de sua preferência>” 
  • Após instalação dos pré-requisitos e das reinicializações necessárias no seu servidor, o restante do procedimento de instalação fica igual ao executado em SOs mais antigos (Windows Server 2008 R2 e Windows Server 2012).

 

Abraço!

 

Referências:

https://support.microsoft.com/en-us/kb/2891274

https://support.microsoft.com/en-us/kb/2765260

https://technet.microsoft.com/en-us/library/ff686793.aspx

https://blogs.technet.microsoft.com/stefan_gossner/2014/02/28/sharepoint-server-2013-with-sp1-slipstream-is-now-available-for-download/